22 de Outubro de 2012

Fácies cushingóide.
I WILL BITE YOU! AND OTHER STORIES
Joe Lambert
Secret Acres, 2011
128 págs., tetracromia

Mais um entre muitos dos que se formam anualmente no CCS (Centre for Cartoon Studies), Joe Lambert tem neste livro a sua primeira publicação "a sério". Trata-se de uma colectânea de histórias curtas, umas que já foram publicadas sob a forma de minicomics ou em antologias, outras inéditas e feitas especificamente para aqui, que exploram um imaginário muito próprio povoado por crianças rebeldes, corpos celestes muito humanos, homens das cavernas transcendentes e tartarugas bateristas.
No total, 8 histórias, a maioria com um esquema de cores reduzido (as cores de eleição, amarelo, verde e cinzento), com alguns temas que as ligam tenuemente (a relação entre irmãos, lidar com a frustração, entre outras) e alguma violência gratuita sob as formas mais diversificadas.
O que mais sobressai no trabalho de Lambert é a sua apresentação gráfica acima da média, tudo tem o seu elemento visual representativo, desde as falas do protagonista da história  titular, os sons de brincadeira e da música na história "Mom Said", à batida da tartaruga na versão moderna da fábula de Esopo. A narrativa está em segundo plano e o enfoque é dado à estética, o que pode acontecer quando se está ainda a descobrir o funcionamento da linguagem da bd e como desafiá-la, por exemplo no uso dos balões na história "After School Snacks".
Se noutras leituras digo que fico à espera de algo mais, com Lambert não me posso queixar, lançou no início deste ano um livro com uma narrativa mais sustentada, Annie Sullivan and the Trials of Helen Keller, de 96 páginas, que não deverá desiludir tendo em conta o potencial demonstrado neste I Will Bite You!.
Enquanto não se compra o novo livro, pode-se encontrar mais deste autor na sua página pessoal: www.submarinesubmarine.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário