13 de Fevereiro de 2013

MEN OF TOMORROW 
GEEKS, GANGSTERS AND THE BIRTH OF THE COMIC BOOK
Gerard Jones
Basic Books, 2005
384 págs., capa mole

A banda desenhada americana está pejada de histórias e mitos que inspiram tanto os leitores e como os futuros autores de bd. Um dos mitos mais conhecidos é o de dois jovens judeus que após múltiplas rejeições conseguem finalmente que a sua personagem seja publicada, alcançado um sucesso difícil de igualar até aos nossos dias. Jerry Siegel e Joe Shuster foram esses dois jovens e a personagem é conhecida entre nós pelo nome de Super-Homem.
Gerard Jones explora neste livro este "mito criacionista", desmitificando-o e, ao mesmo tempo, dá-nos a conhecer toda a periferia desse evento, isso inclui uma narrativa contínua desde os primórdios da indústria até à idade moderna, passando por situações vividas por outros grandes nomes da bd mainstream americana como Will Eisner, Stan Lee, Jack Kirby, Jerry Robinson, Bob Kane, Bill Finger, entre outros.
Cada vez mais actual, especialmente após a recente polémica que envolveu a adaptação cinematográfica de The Avengers, sem falar na batalha que ainda continua entre os herdeiros de Siegel e Shuster e a Warner Bros, a discussão sobre os direitos de autores na banda desenhada é outro grande tema deste livro. Mostra o funcionamento de bastidores e como as escolhas editoriais e financeiras podem suplantar a liberdade criativa. Portanto, muito actual.
Se só por si é uma leitura muito interessante, pela sua forma de escrita acessível e pelo elenco de "personagens", é após a leitura do livro que chegamos às notas de cada capítulo que evidenciam o trabalho hercúleo e de longos anos de pesquisa que sustenta todo o livro.
É um livro invejável pela simplicidade com que consegue recriar o ambiente vivido em cada uma das eras abordadas e, também, pela imparcialidade com que retrata cada um dos intervenientes.

2 comentários:

  1. Tenho mesmo interesse em ler isto. Acho que, para quem lê tanta banda-desenhada, sei muito pouco da história e do que está por detrás do "estado actual das coisas".

    ResponderEliminar
  2. Estás em primeiro lugar na lista de empréstimos.

    ResponderEliminar