7 de Agosto de 2013

"They all blended to expose the entrance to RIPPLE."
RIPPLE
A PREDILECTION FOR TINA
Dave Cooper
Fantagraphics Books, 2003
120 págs., P&B

Originalmente contada nas revistas Weasel 1 a 5, publicadas pela Fantagraphics entre 1999 e 2002, Ripple é a história de um ilustrador de contos infantis que consegue obter uma bolsa para realizar uma exposição de conteúdo erótico. Frustradas as suas tentativas de contratar modelos "normais" recorre a mulheres menos "típicas". É assim que conhece Tina, uma adolescente problemática com excesso de peso e "...feia" que inicia uma relação com a personagem principal. O livro explora esta relação, a sua dinâmica de poder e a forma como esta evolui e se inverte.
Ripple refere-se ao conceito do protagonista sobre o movimento da pele em câmara lenta, é também o nome que dá ao momento único onde ele e Tina puderam explorar, sem tabus, os limites da interacção sexual, afastados da realidade normativa.
Dave Cooper já não faz bd regular há algum tempo, optou por explorar outros terrenos artísticos. Os Weasel mais recentes são de maior base ilustrativa que de bd, o que faz algum sentido já que Cooper é um exímio ilustrador, o seu traço é dinâmico e enérgico e desconfortável, fazendo-me lembrar uma animação de Bill Plimpton que só existe na cabeça do leitor. E este é só um dos estilos de Cooper que tem mais à sua disposição!
Relativamente à narrativa, fora os momentos de erotismo e de conteúdo sexual, não há grande "excitação", as personagens parecem-me subdesenvolvidas e não há grande moral a tirar embora esse pareça ser o objectivo do autor. O que é fica é a vontade de ler a(s) outra(s) face(s) (ainda mais bizarras) do trabalho de Cooper.

Sem comentários:

Enviar um comentário