10 de Outubro de 2013

"I am not my brother."
THE MANHATTAN PROJECTS VOL.1
Jonathan Hickman Nick Pitarra
Image Comics, 2012
144 págs., tetracromia

Hiroshima e Nagasaki são a memória mais marcante do Projecto Manhattan responsável pelo desenvolvimento de armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial. O facto das bombas terem sido lançadas numa altura em que a guerra estava praticamente ganha, aparentemente como demonstração de força e/ou forma de dissuasão de confrontos futuros, diz muito do estado de espírito vivido na altura e é francamente aterrador. A frase que está associada a Oppenheimer, um dos principais contribuidores para o projecto, citada do Bhagavad Gita, possui uma potência que ecoará na eternidade.
Como foi possível o conjunto das mentes mais brilhantes do lado dos Aliados ser capaz de tal destruição e causar tanto sofrimento?
A resposta reside no título desta bd escrita por Jonathan Hickman, "The Manhattan Projects", cuja pluralidade sugere o resto do icebergue escondido.
Sob a tutela do exército americano, um grupo que inclui Oppenheimer, Einstein e Feynman, entre outros, pode desenvolver projectos que ajudarão a manter os Estados Unidos com principal potência mundial. Ao contrário da imagem de virtuosidade registada nos livros de História, estes cientistas são, no sentido tradicional, malucos e raramente bem-intencionados. Aos poucos as suas agendas revelam-se e não auguram nada de bom.
"The Manhattan Projects" é uma bd de ficção científica e aventura que sobressai pelas suas personagens pouco simpáticas mas interessantes, cada uma com voz própria. Há muitos segredos e revelações que levam o leitor a querer saber mais sobre este universo rapidamente em expansão.
A arte de Nick Pitarra faz lembrar Chris Burnham ou Frank Quitely mas mais "bruta" e está complementada de uma forma excepcional pelas cores de Jordie Bellaire que contribui imenso para o ambiente e storytelling, algo raro na bd actual. Aliás, julgo que a impressão da colecção vem até a reforçar o trabalho de Bellaire, tenho a ideia que os números individuais não estão tão bons em termos de cor.
Portanto, mais uma boa aposta da Image Comics que está aos poucos a ganhar um terreno muito importante na publicação de material cujos direitos são exclusivos dos autores.

Um agradecimento, mais uma vez, a André Nóbrega pelo empréstimo do TPB.

Sem comentários:

Enviar um comentário