1 de Março de 2010

"Go to hell."
RICHARD STARK'S PARKER: THE HUNTER
Darwyn Cooke
IDW Publishing, 2009
144 págs., dicromia, capa dura


De regresso a casa para umas férias curtas, encontrei um caderno A4, pautado, de capa preta - o típico caderno que me habituei a usar no liceu.
Em 2010 tive um ano sabático forçado. Foi um ano difícil e comprei umas poucas bds para me ocupar ("Best of 2009: Parker: The Hunter; Asterios Polyp; Pinocchio; Secret Science Society"). Nessa altura a ideia do blogue ganhou mais força (desde 2007 que tenho o blogue registado mas só após 5 anos de hesitações e medos é que o comecei) e tinha decidido escrever algo sobre uma bd que tinha acabado de ler. Acabei por não fazer nada com o texto. Dois anos depois, impulsivamente, como sempre, decidi publicar a primeira postagem que encontram aqui.
Ao folhear o caderno encontrei o seguinte, sem tirar nem pôr.

"Tópicos:
- protagonista difícil de se simpatizar;
- trama simples;
- ficção criminal;
- a arte de Darwyn Cooke - traço reminiscente de Batman: The Animated Series, simplicidade, faz boa transposição para o tempo da narrativa; a escolha de duas cores; storytelling: facilidade evidenciada nas 15 primeiras páginas do livro, que contém apenas duas falas, fluidez de acção."

"A chamada "graphic novel" ganha um lugar de relevo nas vendas da bd, há cada vez mais essa moda. IDW aposta no mercado livreiro em vez do nicho típico da banda desenhada, a loja de especialidade, com um formato dirigido a um público mais "amplo". Esperança que surte efeito."

"Donald Westlake (1933-2008) cria Parker, ladrão profissional, em 1962, vindo a personagem a protagonizar 24 dos 28 livros escritos sob o pseudónimo de Richard Stark. Desde então inúmeras adaptações foram feitas à sua obra (sendo a mais recente Payback,  filme de 1999, protagonizada por Mel Gibson, antes de turpores alcoólicos e comentários anti-semitas). É curioso que até esta adaptação em bd, Westlake não permitiu o uso do nome de Parker em nenhuma delas.
Segundo se diz, a editora IDW estaria interessada em Darwyn Cooke para publicar algo seu e quando questionado sobre o que gostaria de fazer, referiu o nome de Westlake.
A parceria concretizou-se após Westlake ver alguns dos desenhos de Cooke, contudo, o primeiro não veria a versão final da colaboração, já que faleceu em 2008. No entanto, este não será o último volume das aventuras de Parker na banda desenhada, pois já este ano planeia-se publicar  a sequela intitulada Parker: The Outfit, como se pode ver no anúncio na última página do livro."

Riscado de cima a baixo:
"Resumindo, uma história típica de crime que é valorizada pela arte de Darwyn Cooke."

É isso.

2 comentários:

  1. Parker é muito bom, uma excelente adaptação de Cooke que realizou um trabalho soberbo. A arte é claramente influenciada por Bruce Timm mas enquadra-se bem no aspecto retro da série. Cheguei a ter alguma reticências se não seria muito abonecado para um policial hardboiled, mas encaixa na perfeição.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo comentário. Acabei por só ler este primeiro volume, embora consiga arranjar os outros a verdade é que é um género que não me atrai.

    ResponderEliminar