23 de Abril de 2014 (2)

"Well, I'm not amused, Charlie!"
JOHN STANLEY'S SUMMER FUN!
John Stanley et al.
Drawn and Quarterly, 2011
32 págs., tetracromia, floppy

Comecei a ler bd com as revistas do costume: Disney, Maurício de Sousa e outros, todas publicadas pela brasileira Editora Abril. A principal força motriz por detrás dessa iniciação foi a minha mãe que queria que eu desenvolvesse um gosto pela leitura.
Ainda tenho uma grande ternura por essas histórias e há sempre uma parte de mim tentada a folhear a versão actual dessas revistas quando vou a um desses supermercados próximos de casa.
Dentro dos outros que referi encontravam-se as histórias do Bolinha e da Luluzinha. Não eram os meus favoritos e também passei rapidamente ao género dos super-heróis porque eram "mais adultos e interessantes".
Portanto, John Stanley era um nome desconhecido até muito recentemente, quando dei comigo a investir mais na bd independente norte-americana. Muitos autores têm as suas séries e autores de eleição e promovem um tipo de publicação correntemente chamada de "nostalgia press" - reedições de bd clássica com um novo formato para os tempos modernos. 
Gregory Gallant (Seth) é um desses autores. Para além de Nipper de Doug Wright e de Peanuts de Charles Schultz, Seth coordena a colecção John Stanley. É ele que trata do design das capas (é dele a imagem que acompanha este post) e dos interiores e, porventura, até fornece alguns originais da sua colecção para reprodução. Stanley é conhecido pelas suas histórias inteligentes, bizarras e divertidas, notoriamente, da Little Lulu, Nancy e universo de personagens relacionadas.
Numa tangente, o Free Comic Book Day (FCBD) celebra-se anualmente e é um dia em que, como o nome indica, as lojas da especialidade disponibilizam gratuitamente aos clientes, bds publicadas para esse efeito. Ficou estipulado realizar-se no primeiro sábado de maio (já este dia 3!), pelo menos na América do Norte.
Outra tangente, a Loja Sétima Dimensão festeja os seus 10 anos, é a única loja especializada em bd da Região Autónoma da Madeira e o seu dono, Roberto Macedo Alves, tem sido o principal dinamizador da bd na região. Desde que a loja abriu em 2004, a publicação de artigos sobre bd na imprensa regional tornou-se algo regular, foram promovidos vários eventos (24 Hour Comics Day, exposição de bd com David Loyd - esse mesmo do V for Vendetta! - na Casa das Mudas e o actual NaveBD que se realiza entre 23 e 26 de abril e contava com a presença de Phil Jimenez que entretanto não pode comparecer) e a participação na Feira do Livro é já dado adquirido.
Conjugando esta informação toda, a loja Sétima Dimensão faz agora os seus 10 anos e numa visita à loja (que costumo fazer quando cá venho) fui presenteado com o John Stanley's Summer Fun. Foi uma leitura leve e divertida, como costumam ser este tipo de histórias, e não posso excluir a influência da nostalgia. De qualquer forma, julgo tratar-se da bd na sua forma mais pura ou mais próxima do seu intuito original - diversão descartável.
Pouco mais há a dizer, excepto desejar os parabéns à Sétima Dimensão e esperar que continue a fazer o seu bom trabalho por longos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário