8 de Janeiro de 2012

A capa do Premio Nacional del Cómic 2008.
ARRUGAS
Paco Roca
Astiberri Ediciones, 2007
104 págs., tetracromia

Chegamos a um ponto no nosso desenvolvimento como sociedade em que as reformas de valores ocorrem a intervalos cada vez mais curtos e a mudança de paradigmas é cada vez mais comum. A identidade de uma pessoa é construída com base em todas as suas experiências e vivências, é um processo moroso e continuado que leva anos a chegar ao fim, se é que alguma vez termina. Ser idoso actualmente não traz o mesmo tipo de respeito que trouxe no passado, se antes era ser alguém que desempenhava a função de sábio, de orientador na vida dos seus familiares, um papel preponderante na comunidade que ainda acontece nas civilizações "menos desenvolvidas", agora, no ocidente, as pessoas são tratadas como fardos incapazes (parafraseando Miguel). Não digo que seja a regra ou a sua excepção mas que há cada vez uma visão menos positiva em relação à velhice. Acompanhar a rapidez a que o mundo muda não é fácil e menos ainda a alguém cuja fundamentação do real está ultrapassada (ou estará?), nessa fase da vida em que o corpo nos falha (algo tomado como natural), sentir que estamos a perder faculdades mentais é ainda mais assustador, pois é tudo o que nos define e o apoio que antes era dado pelo ambiente familiar agora é relegado a instituições especializadas. 
Neste livro Paco Rosa reúne algumas das histórias que foi recolhendo entre amigos, conhecidos e na sua própria família e fá-lo de uma forma cativante e ternurenta. Emílio, a personagem que acompanhamos ao longo da narrativa, inaugura-a precisamente com um episódio de desorientação - vive um momento passado na sua juventude sem ter noção do presente - que parece ser o culminar de uma sucessão de eventos que força ou permite a que o seu filho tome a decisão de o deixar num lar. Aí Emílio conhece o cínico Miguel e uma série de outros idosos que habitam a instituição, cada um com uma característica que os define e identifica. Aos poucos, percebemos como funcionam os horários e movimentações dentro do lar e como Emílio vai perdendo as suas capacidades.
Nesses períodos de descontextualização, Emílio e os outros residentes vêem-se em situações que nos revelam um pouco sobre o seu passado e são os momentos-chave de caracterização das personagens. Conseguimos compreender a importância destes momentos e as motivações de cada um, personalizando-os, dando-lhes uma voz interior, tornando-os humanos. Em cada um destes episódios há uma regressão em relação à imagem pessoal mas o aspecto físico dos outros é como os vêem, portanto, temos acesso à forma como cada um se vê.
Em toda a obra há momentos de ternura e de humor, sem que estes minimizem os momentos de desespero e terror de Emílio à medida que se vai apercebendo do que lhe está a acontecer.
O desenho de Paco Rosa é simples e directo (que deve ter facilitado a sua recente adaptação ao cinema de animação), tem um bom entendimento de storytelling e de expressões faciais.
Resumindo, Arrugas é uma bd bem-feita, há um enredo simpático, bem fundamentado em termos científicos e, especialmente, em   relações humanas.

1 comentário:

  1. A ideia de usar as potencialidades da banda desenhada para transportar o leitor para dentro dos momentos de confusão espacio-temporal de pessoas em processo de instalação de demência parece-me muito interessante. Fiquei com vontade de experimentar!

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