3 de Agosto de 2014

"...go to Hell."
FATALE, VOL. 1: DEATH CHASES ME
Ed Brubaker, Sean Phillips & Dave Stewart
Image Comics, 2012
144 págs., tetracromia, digital

A parceria entre Brubaker e Phillips é de longa data, desde 2002 que colaboram em diversos projectos (Sleeper, Criminal, Incognito), todos eles com algum pendor para a estética policial.
"Fatale" é o mais recente projecto dos dois autores e não escapa a essas tendências. O título faz referência ao arquétipo femme fatale, personagem típica dos filmes policiais noir americanos dos anos 40 e 50, uma mulher capaz de manipular os membros do género oposto (muitas vezes o detective privado protagonista) recorrendo aos seus dotes feminino de forma a alcançar os seus objectivos normalmente menos "puros". Este tipo de personagem acabou por se tornar um cliché e não há pastiche recente que não a inclua ou uma sua variação.
Este "Fatale" pega nesse conceito e acrescenta-lhe uma camada de sobrenatural.
Nicolas Lash dá consigo gestor dos bens de Dominic Raines, amigo do seu pai e escritor de policiais medíocres. No funeral de Raines, Nick conhece Jo, uma mulher cuja presença a partir desse momento o domina completamente. Quando organizava os documentos de Raines, Nick descobre um manuscrito - um primeiro policial inédito - que relata acontecimentos muito estranhos envolvendo uma mulher chamada Josephine.
"Fatale" é uma leitura com um ritmo e ambientes óptimos - um policial com toques lovecraftianos que é elevado pela arte acetinada de Sean Phillips e Dave Stewart.
Aconselhado aos fãs tanto do género policial como aos do "culto de Lovecraft" e também a quem simplesmente gosta de coisas bonitas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário