2 de Agosto de 2014

"The hour of our release draws near."
MORNING GLORIES, VOL. 1: FOR A BETTER FUTURE
Nick Spencer & Joe Eisma
Image Comics, 2011
188 págs., tetracromia, digital

Morning Glories é uma escola preparatória de renome que usa métodos educativos pouco tradicionais. Uma nova leva de alunos chega à escola e rapidamente descobre que há uma linha ténue entre a fama e a infâmia. 
Um livro que declara as suas influências a alta voz (referências a Grant Morrison, Peanuts, Lost e outros são muitas e denunciam intenção), Morning Glories tenta incutir mistério e estranheza ao seu enredo acabando por fazê-lo de uma forma pouco eficaz.
O grande problema deste primeiro volume tem a ver com a quantidade de ideias e enigmas que não são devidamente explorados, quando o leitor se depara com uma nova questão, não tem tempo para pensar sobre ela porque é logo assaltado por uma nova dúvida, um novo mistério. Este tipo de abordagem cria sérios problemas de ritmo e acaba por não permitir ao leitor valorizar os momentos-chave que Spencer quer salientar.
As personagens são puros estereótipos, variações do que se pensa que um adolescente americano pode ser e  embora haja alguns vislumbres de personalidades menos genéricas, esses momentos são poucos e breves.
Os diálogos são um pouco atabalhoados, carregados de texto expositivo e humor pouco subtil.
A arte é competente sem ser deslumbrante, Eisma consegue ser consistente na sua representação de cada uma das personagens e é essa consistência que permite a Spencer colocar mais perguntas em jogo (por exemplo, quando Jun é apanhado em flagrante).
Nick Spencer acusa um pouco a pressão nesta sua primeira série mensal. O seu plano é fácil de compreender, quer desenvolver uma banda desenhada ao nível de Lost mas, infelizmente, estes primeiros números não conseguem captar a mítica dessa série televisiva.
Fica a curiosidade de ler o segundo volume para perceber se Spencer consegue colocar a história nos eixos porque há muito potencial em jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário