30 de Agosto de 2014

"He was there."
REVIVAL, VOL. 1 : YOU'RE AMONG FRIENDS
Tim Seeley, Mike Norton &  Mark Englert
Image Comics, 2012
128 págs., tetracromia, digital

A pequena cidade de Wausau, no interior do Wisconsin (E.U.A., claro), viu-se a braços com um fenómeno de proporções bíblicas: os mortos estão a voltar à vida. Parece ser um evento localizado e as autoridades estão a fazer o possível para controlar a situação e impedir o pânico geral.
Ao contrário do que seria de esperar, a figura do zombie tarda a surgir, as pessoas ressuscitadas parecem manter-se como eram em vida.
Como reagir quando um nosso familiar regressa? Devemos encará-lo como uma segunda oportunidade ou devemos prestar atenção àquele receio provocado pelo que sabemos não ser natural ?
O ponto mais forte desta bd é precisamente este explorar das diferentes situações que advêm da ressurreição. Não é um fenómeno milagroso que apaga a vida antes da morte. A imortalidade pode ser um preço pesado a pagar quando a morte foi cura para sofrimento atroz.
Eventualmente as coisas acabam por descambar e alguns destes recentes "lázaros" começam a acusar esta nova vida.
"Revival" tem um elenco, ambiente e ritmo que podiam muito bem pertencer a uma série de televisão e se calhar foi por esse sentimento provocado em mim - o de que se tratava de uma "bd para tv" - que me dificultou a leitura deste livro. Desenganem-se aqueles que acham que isso significa que é uma má banda desenhada, não é, as personagens são complexas, tem um enredo interessante e misterioso e o aspecto visual é bem desenvolvido. É questão de gosto pessoal e de ter tido a ideia estúpida de ler as bds do Humble Bundle todas seguidas e ainda me faltar uma (Chew, relativamente a Saga já tinha escrito algo).
Se há no leitor aquele vício de quem devora episódios de séries de tv com tendências sobrenaturais e/ou fantásticas, esta é uma bd a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário