10 de Fevereiro de 2013

"I´m sorry, Dave. I´m afraid I can´t do that."
PROFESSEUR CYCLOPE
AA.VV.
Silicomix/ARTE/Reprodukt, 2013
Formato digital, tetracromia

Seguir blogues de autores de bd traz consigo particularidades: uma negativa é o desejo de actualizações constantes que raramente é satisfeito; uma positiva é saber de projectos futuros antecipadamente, o que nos leva de volta à primeira.
O ano passado, Cyril Pedrosa veio ao FIBDA para nos mostrar a sua bd Portugal, uma semi-autobiografia extremamente bonita que um destes dias vai ter direito a post neste blogue. Hervé Tanquerelle é um dos autores que conheço de uma revista de bd publicada por Les Humanoïdes Associés chamada Lucha Libre , onde se explorava, muitas vezes de forma paródica, a temática da luta livre mexicana; a secção de Tanquerelle era protagonizada por uma criança obcecada pelos seus heróis luchadores e que se metia sempre em sarilhos quando os tentava imitar. Eu seguia o blogue de cada um destes autores já há algum tempo quando, casualmente, reparei em algo que tinham em comum: referências múltiplas a algo que tinha o nome de Professeur Cyclope.
Inspirados pela tradição francófona de revistas de banda desenhada mensais com histórias serializadas, uma fórmula de grande sucesso inclusive em Portugal, e cientes das novas tecnologias de divulgação e reprodução digital, o colectivo editorial Silicomix, no qual se incluem os dois autores em epígrafe e acrescem-se Gwen de Bonneval, Brüno e Fabien Vehlmann, tem a ambição de querer ser uma versão electrónica de revistas como a Pilote, Metal Hurlant ou À Suivre, ou seja, uma revista de bd com uma linha editorial forte ao serviço de uma alternativa excitante e coerente. Mas uma alternativa a quê?
Alternativa a uma crise cada vez mais marcada ao nível da venda das publicações em papel à qual a bd também não escapa. O objectivo é explorar as possibilidades narrativas potenciadas por estas novas formas de leitura e, claro, ter acesso a um número maior de pessoas.
O colectivo associou-se à cadeia televisiva franco-germânica ARTE que, para além de disponibilizar  online e gratuitamente uma versão menos sofisticada de cada número da revista, se coordenou com uma editora alemã, a Reprodukt, que trata do lançamento da edição germânica.
No dia 1 de março teremos acesso à versão final do Professeur Cyclope mas entretanto é possível folhear digitalmente uma demonstração do que esperar. Em relação ao conteúdo, o que se pode concluir da versão preliminar é que há uma grande variedade de estilos, géneros e temas, podendo ir da strip de humor com animais (antropomórficos ou não) até uma espécie de híbrido entre bd e animação (banda animada?) sobre duas colegiais às compras. Há de tudo para todos e pretende alcançar, li algures, um público ado-adulte (os franceses adoram abreviar tudo).
Uma coisa diferente para um público diferente a crescer em número. A ver o que sai desta experiência.
Por fim, deixo-vos com o vídeo promocional da revista, onde de forma humorística se dá conta de como será a interacção com o produto final. 


La question essentielle du Professeur Cyclope de Tangui Jossic no Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário