16 de Fevereiro de 2013

CARTOON COLLEGE
Josh Melrod & Tara Wray
75 min, Documentário, 2012

Em 2009 uma parceria entre a ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos) e a Livraria Mundo Fantasma trouxe a Portugal James Sturm para dirigir um workshop intitulado "Exploring Comics" e para falar na conferência "a Life in Comics". Sturm é um autor de bd conhecido pelo seu trabalho como assistente de produção da revista RAW e as suas bds de ficção histórica (exemplo maior a colectânea James Sturm's America: God, Gold, and Golems). Co-fundou em 2004, com Michelle Ollie, o Center for Cartoon Studies, sediado em White River Junction (Vermont, E.U.A.), uma escola para pessoas que querem fazer banda desenhada. O CCS rapidamente destacou-se pelo seu ambiente de grande exigência, pela quantidade de pessoas com qualidade que de lá saíam e pelo corpo docente constituído por alguns dos autores mais importantes da banda desenhada alternativa americana da actualidade.
O documentário indie Cartoon College acompanha vinte alunos no seu percurso para se tornarem cartunistas e inclui entrevistas com nomes sonantes da bd independente americana (Art Spiegelman, Françoise Mouly, Lynda Barry, Chris Ware, Scott McCloud, entre outros) e com pessoas que têm profissões (críticos, donos de lojas, organizadores de exposições, etc.) que gravitam em torno da indústria dos comics, de forma a explorar o que é necessário para ter sucesso nesse meio.
Os autores do documentário já revelaram que o mesmo estará disponível ao público europeu este ano, agora só resta saber quando e como.

Cartoon College Trailer de Cartoon College Movie no Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário