15 de Julho de 2013

"This is how an idea becomes real."
SAGA VOLUME 1
Brian K. Vaughan & Fiona Staples
Image Comics, 2012
160 págs., tetracromia, capa mole

A segunda mais recente bd (em breve falarei de The Private Eye) de Brian K. Vaughan é uma space opera com traços shakespearianos. 
Na periferia da galáxia um planeta e a sua lua estão em guerra, dois soldados das facções opositoras apaixonam-se e têm uma filha, esta nova família vê-se perseguida por razões desconhecidas e esta é a história da sua fuga. Nem todos sobreviverão.
Mais uma aposta da Image Comics no terreno do Fantástico, desta vez não enveredamos pela ficção científica pura, a magia coexiste com a ciência neste universo, com naves espaciais lado a lado com personagens que têm a aparência de que podiam ter saído de um conto de fadas ou de um livro sobre mitologia greco-romana.
O principal atractivo do livro, contudo,  não se prende só no seu aspecto visual, embora o desenho de Fiona Staples, se à partida me parecia um pouco rígido (já dizia o poeta, "primeiro estranha-se, depois entranha-se"), dê imenso à narrativa e, ainda por cima, melhore com o tempo; são as personagens, melhor dizendo, as personalidades criadas por Vaughan que dão o brilho ao livro, especialmente os supostos vilões, e que fazem com que uma história com momentos surpreendentemente estranhos, até bizarros, sejam, também, surpreendentemente credíveis.

6 comentários:

  1. Estou-me a conter nesta compra!
    Visto que a série está a ter um sucesso monstro, estou à espera que a Image lance um capa dura com os dois primeiros compilados!
    Se assim o fez com o Walking Dead, penso que o fará também com Saga. Por isso ainda não comprei este livro!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. É Bem provavel nuno uma vez que a Serie anterior Morning Glories tambem ganhou 1 HC.
    Eu já tenho esse tpb mas não li ainda e está na pilha a espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, se eles fizeram HC de Morning Glories e dos Walking Dead (séries de sucesso), então Saga sendo uma série de sucesso também tem direito!
      :D

      Eliminar
  3. Pois eu não me contive. Comprei o 1º e o 2º deve estar mesmo, mesmo a chegar. Estou a gostar imenso. O desenho da Fiona tem dessas coisas, não tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por estar empolgado estou a conter-me. Quero um HC desta porra! LOOOOL
      Merece!
      ;)

      Eliminar
    2. A compilação dos dois volumes é quase uma certeza, especialmente tendo em conta o período de descanso dos autores entre o número 12 e o 13. O hardcover (com extras?) parece-me a melhor opção para manter a chama acesa até o regresso.

      Eliminar