10 de Agosto de 2015 (II)

"What?! You think I should accept my role?!"
SATOSHI KON'S OPUS
Satoshi Kon
Dark Horse Manga, 2014
384 págs., P&B, capa mole

Satoshi Kon é um conhecido realizador de animação japonesa. Os seus filmes "Perfect Blue" (1997), "Millenium Actress" (2001) e "Tokyo Godfathers" (2003) ganharam-lhe a reputação de um criativo com um pendor para misturar o mundo da imaginação com o mundo real de uma forma adulta e deslumbrante.
Aqueles que conhecem a sua obra cinematográfica por vezes ignoram o seu trabalho prévio na nona arte. "Opus" é uma das suas mangas incompletas de meados dos anos noventa que foi lançado recentemente no mercado americano pela Dark Horse Manga (que é uma forma de dizer a linha de publicação de manga da Dark Horse Comics).
Este manga não escapa à tendência geral da obra de Kon e conta a história de um mangaka (autor de bd japonesa) que se vê a braços com o concluir da sua série actual. O autor opta por um fim pouco ortodoxo, matando uma das personagens principais. Infelizmente para ele, essa personagem não está para aturar esta situação e decide sabotar a história planeada. 
Assim começa uma aventura que não obedece à estrutura típica de uma narrativa, onde confluem diferentes níveis de realidade, inclusive o nosso "mundo real". O subtexto é pouco subtil mas relevante, trata-se da questão mais antiga - a relação entre o homem e um suposto deus omnipotente - examinada através da interacção entre personagens e criador. Os momentos metafísicos abundam e o traço de Kon, semelhante ao das suas animações, adulto e polido, estabelece perfeitamente essa colisão entre mundos.
Tragicamente, Kon faleceu em 2010, aos 46 anos, após o diagnóstico de um cancro pancreático. Para trás deixa uma obra ponderada que influenciou inúmeras pessoas, sendo exemplos mediáticos realizadores como Darren Aronofsky ou Christopher Nolan. A sua mão invisível tocou muitos e mudou a nossa forma de ver o mundo. 


Quero aproveitar esta ocasião para inaugurar um novo espaço no blogue - o "Fora d'Órbita" - que, por vezes, irei anexar às postagens do costume com coisas que não sejam bd que tenham alguma ligação directa (neste caso, um filme do mesmo autor) ou indirecta (por exemplo, temáticas comuns) com o artigo principal. Começamos, então, por...

"To share the same dream."
PAPRIKA (2006)
De Satoshi Kon
Com as vozes de Megumi Hayashibara & Tōru Emori
90 min

No mundo de Paprika o DC Mini permite que consigamos entrar nos sonhos de outros. O aparelho tinha o intuito de facilitar a psicoterapia, aproximando o terapeuta do paciente, mas alguém roubou o dispositivo e usou-o para fins nefários.
Mais uma vez, Satoshi Kon mistura duas realidades de forma assombrosa, um pleno espectáculo visual que nos permite ultrapassar sem rancor os momentos de confusão impostos ao espectador mais incauto.

Sem comentários:

Enviar um comentário