19 de Agosto de 2015

"Que tu fasses le voyage avec moi."
COME PRIMA
Alfred
Éditions Delcourt (Collections Mirages), 2013
221 págs., tetracromia, capa dura


"Come Prima" é a história de dois irmãos, Fabio e Giovanni, e da sua viagem, após a morte do pai, de regresso à Itália.
A relação fraterna é cheia de atritos, Fabio, o mais velho, deixou o país durante a Segunda Guerra Mundial, abandonando a família à procura de outra vida. A sua decisão fê-lo pária dentro do seio familiar por ordem do seu pai. Giovanni é o irmão mais novo que, apesar da imposição, manteve laços com o irmão até haver cisão completa e perderem totalmente o contacto.
Dez anos após a última vez que se viram, Giovanni encontra a muito custo Fabio, na França, e pede-lhe que viaje consigo, no velho chaço, mais de mil quilómetros para levar as cinzas do pai a casa.
Quis ler "Come Prima" porque a temática toca-me pessoalmente. Embora a história seja um poço de clichés - relação fraterna e paterna difícil, viagens de auto-descoberta, relembrar o passado - e não traga novidades, a narrativa aborda temas bem conhecidos que fazem parte da vida das pessoas e não é pela falta de originalidade que a contundência de um tema seja menor.
O desenho de Alfred é cartonesco, bucólico por obrigação, auxiliado na sua expressividade pela paleta de cores vivas que contrastam com...
O passado, sempre representado a duas cores, por vezes invadido por conversas significativas mas quase sempre sem palavras, da mesma forma como funciona a memória, através de fragmentos mudos.
Esta diferença gritante é destruída pelo abraço final, onde os dois tempos se combinam harmoniosamente.
Alfred é um autor experiente, visualmente brilhante, e este livro é um óptimo exemplo disso, assim como é exemplo de uma história comum - a quebra e reconstruir de ligações - que tem momentos belos (o mais insigne o encontro com Maria e o papel dos lençóis na representação das barreiras internas entre personagens) mas que não produz o impacto no leitor que devia.
Contudo, "Come Prima" obteve o ano passado o prémio Fauve d'or: prix du meilleur album em Angoulême.



"What's wrong with you?"
THE DARJEELING LIMITED (2007)
De Wes Anderson
Com Owen Wilson, Adrien Brody & Jason Schwartzman
91 min


Wes Anderson habituou-nos a histórias peculiares impecavelmente filmadas.
Este filme relata uma viagem pela Índia de três irmãos, um ano após a morte do seu pai, numa tentativa de reatar laços.
Para além do aspecto visual cuidado (cujo expoente julgo ser o The Grand Budapest Hotel) característico de Anderson, é a interacção entre os três actores principais - um misto de desconforto e ternura - que dá força a este filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário