25 de Janeiro de 2016

"Someone who's a hero for fun."
ONE-PUNCH MAN, VOL. 1
ONE & Yusuke Murata
Viz Media, 2015
200 págs., P&B, capa mole

Paródia japonesa do género de super-heróis, "One-Punch Man" não é mais do que um shonen típico com uma origem improvável, particularmente tratando-se do mercado japonês. O autor conhecido pelo pseudónimo ONE escreveu e desenhou o webcomic original que rapidamente alcançou popularidade - falamos de dezenas de milhões de visualizações. Depois, veio a passagem para o formato físico, agora com a arte de Yusuke Murata (mais conhecido por ilustrar "Eyeshield 21", série de temática desportiva onde colaborou com Riichiro Inagaki) - que, aliás, traz maior interesse ao projecto, já que o traço de ONE é menos elegante -, e, como seria de esperar, uma inevitável série de anime que está a chamar ainda mais atenção graças às suas espectaculares cenas de luta que tanto atraem os jovens de todas as idades.
Este volume inaugural consiste no relato episódico de vários encontros entre a personagem titular, Saitama, um super-herói anedónico com poderes de origem misteriosa, e uma série de inimigos que consegue derrotar com um único murro (daí o seu nome e o seu estado de espírito). Esta ênfase nesses contactos esporádicos com monstruosidades diversas coloca em segundo plano a abordagem muito superficial das motivações da personagem que acaba por ser unidimensional e até difícil de empatizar, apesar das pouco subtis pistas relativas ao seu nobre carácter.
O desenho simplificado de Murata transmite bem a simplicidade da personagem e permite, em momentos de maior pormenor, caracterizar bem as cenas de acção.
Este primeiro volume não me cativou o suficiente para continuar a ler o manga. Para além de uma história rudimentar (sim, eu sei que se trata da adaptação directa do webcomic e somente uma introdução mas mesmo assim...), sem grandes objectivos ou ambições, as próprias cenas de combate, que supostamente são o zénite do livro, são, perdoem a expressão, "batidas" e não trazem a excitação de outras leituras shonen.
Se procuram uma leitura japonesa de inspiração no género de super-heróis tipicamente americano, sugiro antes "My Hero Academia" de Kōhei Horikoshi, na minha opinião, em tudo superior a "One-Punch Man".

Sem comentários:

Enviar um comentário