5 de Agosto de 2016

"Batman doesn't seem to think so."
WE ARE ROBIN #4
Lee Bermejo & James Harvey
DC Comics, 2015
22 págs., tetracromia, floppy

Inspirados pelo herói adolescente Robin, uma série de outros adolescentes decidem emulá-lo e patrulhar as ruas de Gotham.
O número 4 da série We Are Robin (recentemente cancelada em mais um, sim, mais um, renascimento da DC Comics) explora uma das consequências menos boas de quem decide adoptar o estilo de vida vigilante. O número reflecte sobre a morte de um dos Robins após o seu derradeiro acto de heroísmo e, para tal, opta pela perspectiva de Riko, uma das colegas do Robin falecido. Acoplada à narrativa, temos os paralelismos com o livro seminal de William Golding, Lord of the Flies, e as referências ad nauseum às redes sociais, esse antro de exibicionistas e emocionalmente carenciados.
Honestamente, não foi pela boa recepção ao título ou por particular enamoramento pelo universo DC que optei por ler este número, acompanho James Harvey no Tumblr (mais uma rede social asquerosa) e as páginas partilhadas por ele conquistaram-me. 
A arte de Harvey sobressai particularmente porque opta por uma estética retro - cores garridas típicas de outros tempos da bd americana e que tão bem se coadunam com os temas do super-heroísmo, associadas à sua capacidade de sobrepor uma quantidade enorme de informação numa página - que realmente é o melhor desta bd.
O que é que se pode tirar daqui? 
Primeiro, a bd pode cativar só pelo seu aspecto gráfico; segundo, se o Batman não concorda com o que fazes, tu calas a boca e metes o rabinho entre as pernas (a Batgirl arma-se em carapau de corrida, mas nesta versão não está presa a uma cadeira de rodas).

Sem comentários:

Enviar um comentário