2 Junho de 2018

"They're actually not funny anymore."
IT'S A BIRD...
Steven T. Seagle & Teddy Kristiansen
Vertigo Comics, 2005
136 págs., tetracromia, capa mole


Boa sorte para aqueles que partem para a leitura deste livro com a vontade de ler algo sobre o Super-Homem. "It's a Bird..." não é um elogio ao Homem de Aço. Ou melhor, não é somente isso.

O Steve (Seagle?) é um argumentista de banda desenhada a quem é oferecido o trabalho de sonho de todos os argumentistas de banda desenhada: escrever o título principal do Super-Homem. Quero dizer, o trabalho de sonho de todos excepto do próprio Steve.
Steve não se identifica com Kal-El, Clark Kent ou qualquer uma das diferentes iterações da personagem. Para ele, o Super-Homem é só um elemento periférico do que será a memória mais importante da sua vida: a morte da sua avó paterna.
Através da exploração dessa memória e do que está associado a ela - o segredo da família - Steve aborda o mito do primeiro super-herói, desconstruindo-o e investindo-o com a sua própria angústia.

"It's a Bird..." é um relato semi-autobiográfico dos medos de quem sabe que na família há uma doença que nos pode invalidar enquanto seres humanos e da forma como a interacção com os outros é influenciada por esses receios.

Visualmente, Teddy Kristiansen desdobra-se em diferentes estilos, embora todos de influência neo-realista (ouvi esse termo recentemente para descrever o trabalho da Susa Monteiro e parece-me apropriado, dadas as semelhanças estéticas entre os dois autores) que alicerçam o texto do Steve T. Seagle numa realidade ligeiramente distanciada mas paralela à nossa.

Recomendado para quem ainda precisa de um pé seguro nos super-heróis mas esteja disposto, aham, a outros vôos.

Sem comentários:

Enviar um comentário