24 de Julho de 2014

"An act of god, maybe?"
THE WICKED + THE DIVINE #1
Kieron Gillen, Jamie McKelvie & Matt Wilson
Image Comics, 2014
39 págs., tetracromia, floppy

A descoberta da música como elemento essencial da minha vida aconteceu quando entrei na adolescência. Passei horas a ver MTV numa altura em que a programação não estava tão virada para os reality shows e consistia maioritariamente de video clips dos meus artistas favoritos. Nunca cheguei ao ponto da idolatria, o que me interessava mesmo era ouvir algo que me fizesse sentir.
Mas esse tipo de idolatria e histerismo não é algo recente, - embora actualmente haja um maior enfoque neste tipo de reacções tipicamente adolescentes, já que os meios de comunicação se globalizaram e democratizaram - tudo se vive mais intensamente na adolescência e os músicos podem ser modelos de vida quase divinos.
O primeiro número de "The Wicked + The Divine" pega nessa ideia e assume-a como realidade. Há um acontecimento centenário chamado "the Recurrence" do qual emergem pessoas que afirmam ser deuses. Estes pretensos deuses apresentam-se em eventos onde, alegadamente, fazem milagres e seduzem as massas, muito semelhantes a concertos. Como de esperar, este tipo de situação não é universalmente bem aceite.
Não é a primeira vez que Kieron Guillen e Jaime McKelvie se debruçam sobre o tema da música pop misturada com fantasia (ver Phonogram). Guillen introduz bem este novo mundo com personagens interessantes e personalidades já bem definidas, embora haja algumas questões de lógica que foram sacrificadas pela história (o processo legal decorre de uma forma que não será a mais realista, mesmo num mundo fantástico).
Mesmo assim, "The Wicked + The Divine" começa bem e misteriosamente, ficam inúmeras questões por responder e fica aguçado o apetite para o segundo número. O desenho de McKelvie é, como nos tem habituado, muito "limpo" e aprazível e é especialmente bem complementado pelas cores de Matt Wilson.
Uma bd para seguir porque se avizinham grandes coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário