28 de Julho de 2014

"Death is coming for us all."
EAST OF WEST, VOL. 1: THE PROMISE
Jonathan Hickman & Nick Dragotta
Image Comics, 2013
128 págs., tetracromia, digital

Num futuro alternativo onde um meteorito foi o factor decisivo para o resultado da Guerra Civil Americana, um homem percorre os Estados Unidos à procura de algo.
Este pistoleiro é um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse - a Morte - e pretende ajustar contas com os seus colegas.
Nesta realidade há uma Mensagem que profetiza o Fim do Mundo e quando a Morte voltou as costas ao seu papel para fazer cumprir os seus desejos, é vítima da ira dos restantes cavaleiros e da sociedade secreta que os apoia.
O que a Morte procura é vingança e nada o impedirá de a alcançar, a não ser que as coisas não sejam assim tão lineares...
Temos aqui, portanto, uma espécie de sopa primitiva de géneros chamada "East of West", um dos inúmeros projectos que Jonathan Hickman tira da sua cartola regularmente.
Este primeiro volume é algo de poético, embora lide com conceitos familiares e algo batidos, é esta mescla coerente de géneros e ideias um dos pontos fortes deste livro. Surpreende porque funciona quando, se descrito por terceiros, tem tudo para fazer levantar um sobrolho de dúvida. A segunda grande e, para mim, melhor característica da escrita de Hickman são os diálogos melífluos de conteúdo épico que são quase citações instantâneas.
Nick Dragotta é uma óptima descoberta - é o seu primeiro livro que leio - e traz uma solidez ao livro que nas mãos de outro artista acabaria por se diluir. Não falha na caracterização, consegue desenhar realisticamente diferentes raças (parece ser pouco mas...) e é de uma consistência incrível.
As cores de Frank Martin, mais uma vez a confirmar o adágio de que "um colorista pode ser o melhor ou o pior de uma bd" (acabei de inventar), a solidificar o livro num tijolo especialmente bonito.
O negativo: esta mania americana de fazer dos Estados Unidos a única nação, neste caso a nação das nações, que é algo prepotente e que me traz sempre alguma azia.
Se  gostas de westerns futuristas com conspirações imensas e histórias de amor épicas, bem, este livro é para ti.

P.s.: Já tinha lido este livro em papel antes, emprestado por André Nóbrega. Agradecimentos com 6 meses de atraso.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Vou aproveitar isso. Acho que vale a pena ler o "East of West" em colecção.

      Eliminar
  2. ahah em relação ao negativo nada a fazer :P

    Das minhas compras mensais está no leque de favoritos. Ler um por mês é que sabe a pouco e obriga-me a grande estímulo de memória. Um dia tenho de pegar nisto e ler de uma assentada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que ler tudo de uma vez deve ser qualquer coisa...

      Eliminar
  3. Nem de propósito: http://goo.gl/pYyNKE

    ResponderEliminar