22 de Abril de 2014

"...ya no hay miedo."
EL HÉROE - LIBRO DOS
David Rubín
Astiberri Ediciones, 2012
288 págs., tetracromia, capa dura

O segundo volume da reinterpretação do mito de Hércules por David Rubín é em tudo semelhante ao primeiro.
David Rubín, influenciado por outro tipo de mito - o do super-herói - reconta a história dos doze trabalhos de Hércules. Segue fielmente a mitologia greco-latina, aparte algumas opções estilísticas, o que é de louvar pois nunca tenta eufemizar a sexualidade nem os crimes do protagonista.
Na verdade, esta segunda parte é mais densa nesse aspecto, tenta dar profundidade emocional à personagem e fazê-la mais do que um herói mítico, um herói trágico. Algo, aliás, comum às histórias originais que entretanto de tanto recontadas e "lavadas" pelo colectivo popular, eram inócuas. Ninguém precisa de heróis perfeitos.
A arte de Rubín mantém o seu padrão de qualidade. Mais dinâmica que nas suas histórias anteriores, evidencia o desejo do autor de fazer a tal história a que se propunha no prólogo do primeiro livro.
De qualquer forma, temos mais do mesmo, "muita parra e pouca uva", quase 300 páginas de combates apelativos intercalados com um esforço consciente e denunciado do autor de desenvolver uma personagem e um panteão de figuras que já têm um lugar bem estabelecido no nosso subconsciente.
Basicamente, recomendo ler este livro se se gostar de mitologia, super-heróis e arte interessante com cenas de acção dinâmicas. Dito desta forma não soa nada mal.
Entretanto, Rubín colaborou com o conterrâneo Santiago García no livro "Beowulf", mais um herói de índole mítica, e está a desenhar "The Rise of Aurora West", prequela de "Battling Boy" de Paul Pope que co-escreve este livro com J.T. Petty.

Sem comentários:

Enviar um comentário