15 de Dezembro de 2018

"Qué coño sabrás tú de la libertad."
MATERIA
Antonio Hitos
Astiberri Ediciones, 2016
110 págs., tetracromia, capa dura


Antonio Hitos surgiu completamente formado enquanto artista com "Inércia", o seu romance gráfico vencedor do Premio Internacional de Novela Gráfica Fnac-Salamandra Graphic de 2013.

O seu estilo gráfico estilizado geométrico é inicialmente chocante - o afastamento emocional causado pelo aspecto frio e calculado contrasta com os temas humanistas abordados.

"Materia" manifesta-se dentro do mesmo esquema que "Inércia" (lido e algo esquecido na altura que saiu há 4 anos). 
Numa sociedade em que as abduções por alienígenas são lugar comum e até investidas com importância religiosa, somos apresentados a 3 casos de estudo, cada um com consequências e resoluções diferentes.

Hitos é um contador de histórias desenvolto, produz um mundo coerente e verosímil, mesmo habitado por répteis e anfíbios antropomorfizados, cada detalhe de fundo (ou mesmo em primeiro plano como os reclames) acrescenta solidez ao mundo que retrata. Destaca-se ainda pela sua capacidade de intervalar a narrativa com momentos de pausa, permitindo ao leitor digerir ao que foi exposto antes calmamente e a seu ritmo.

Não sei se alguma vez chegarei a atingir o significado completo do que Hitos quer explorar com os seus trabalhos, só sei que são algo que merece ser lido.

Sem comentários:

Enviar um comentário